domingo, 7 de setembro de 2008

O gato que faz piu-piu

Ganhadora de Rancho Novo conta história
de morador de árvo
re

A estudante Jéssica Matias jamais jogou futebol, mas nasceu com o instinto dos grandes atacantes. “Aproveito tudo”, diz essa estudante de 17 anos. Foi com essa sede de ganhar que essa futura estudante de moda escreveu a história de Seu Piu Piu, o célebre morador da árvore que faz com que a rua Machado Coelho seja mais conhecido como a Rua da Jaqueira. Não foi à toa que saiu da Vila Olímpica com um vale para 10 horas de internet em uma lan house de Rancho Novo e um MP4, o primeiro por ter escrito a melhor história da sua turma e o segundo por ter vencido o quizz que Marcus Vinícius Faustini, secretário municipal de Cultura e Turismo e mentor da gincana social Minha Rua Tem História, com os demais autores dos relatos que se destacaram na primeira fase do projeto em seu bairro.

Jéssica Matias, que está cursando o 1º ano do ensino médio na Persi, entrou no Pro Jovem com a mesma determinação com que bateu na porta do curso que oi oferecer uma promoção para 14 cursos na sua escola. “Fui a única estudante a tentar aproveitar aquela promoção”, lembra. O desejo de se especializar se mantém inalterado mesmo depois dos cursos de informática básica e telemareting. “Agora estou fazendo informática avançada.”

Mais graça

A determinação com que Jéssica se atira na vida pode ser medida pelo fato de que a história do Seu Piu-Piu foi contada pelo participante de outra turma do Rancho Novo, também morador da Rua da Jaqueira. “Ela contou com muito mais graça e detalhe”, revela Tiago Costa, o oficineiro do bairro.

Jéssica não teve dúvida de contar a história de Seu Piu-Piu, de quem ela ouve falar desde que se entende por gente. “Eu vi quando ele caiu da jaqueira de cabeça no chão e só não morreu por milagre”, conta ela. Além do susto com a queda, Jéssica sempre teve simpatia por aquele de cerca de 40 anos, que prega no tronco da jaqueira os quadros baseados nos clubes de futebol cariocas com que paga suas contas.

Seu Piu-Piu não mora mais na jaqueira desde a queda, que foi tão violenta que algumas pessoas no bairro acham que devia mudar seu apelido para Seu Gato. “Ele foi morar numa casa praticamente em frente à árvore”, conta Jéssica. “Mas todo dia ele está na árvore, vendendo seus cacarecos.”

Nenhum comentário: