quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Obra em jogo

Jovens do Rancho Novo reconstroem suas histórias
Por Aline Maciel e Leonardo Venancio

A oficina 'Minha Rua Tem História' desta quarta-feira começou de forma um pouquinho diferente do que normalmente acontece. Quem começou a oficina foi a assistente Lílian Batista da Conceição, convocando os jovens para uma "viagem de volta aos tempos de criança".

Com os olhos fechados, eles tentavam buscar no pensamento lembranças dos seus tempos de criança. Ao abrirem os olhos, Lílian perguntou o que cada jovem lembrou. A maioria se lembrou de surras que tomaram durante a infância por aprontarem demais, outros lembraram dos mimos da vovó, alguns lembraram o dia que souberam que eram filhos adotados, ressaltando que a descoberta não foi tão ruim assim.

Teve gente que lembrou que passeava com o pai e que hoje não faz mais isso porque hoje o pai é alcoólatra, outra lembrou que antigamente soltava pipa na rua com o pai e se lamenta por não fazer mais isso hoje. Foi uma experiência bem positiva para todos eles, onde puderam relembrar o passado.

Somente depois disso que o oficineiro Thiago Costa entrou em cena. Para acabar com a paz de espíritos dos participantes da gincana, o oficineiro trouxe algumas tarefas-relâmpago para que todos cumprissem. Alarmados, todos ouviram Thiago anunciar que essa seria uma das melhores semanas, pois eles iriam se divertir pra valer. E se divertiram mesmo.

Thiago separou os 24 jovens que haviam na sala em dois grupos de 12 pessoas, e perguntou: "Quem nunca brincou de fazer mímicas quando era criança?"

Nesse ritmo de brincadeira, o oficineiro deu 10 pedacinhos de papeis a cada grupo para que neles escrevessem 10 coisas relacionadas a obras. Já o grupo adversário teria que fazer a mímica dessas 10 coisas que eles escrevessem. Quase todos os jovens foram à frente fazer uma mímica para seu próprio grupo adivinhar.

Ao terminar, Thiago explicou que a dinâmica era um exercício para uma outra tarefa surpresa: agora, todos deveriam trazer histórias sobre obras feitas em suas próprias casas ou em suas próprias vidas.

Vale lembrar que o tema "obras" não ficará restrito a construção civil, mas abrangerá obras sociais, espirituais, e outras. Cabe aos jovens decidir quais obras merecem ser evidenciadas nessa semana. O oficineiro também pediu para que cada um trouxesse um objeto que represente ou lembre a história.

Nenhum comentário: